top of page

Sabe a diferença de usar gelo ou calor no tratamento de lesões ?


O gelo (crioterapia) e o calor (termoterapia), são recursos relativamente baratos e poucos utilizados por conta das dúvidas que causam.

Em resumo, o gelo é para os ferimentos, traumas e lesões agudas; já o calor é para os músculos e contraturas, com o objetivo de relaxar a musculatura local. Uma vez que se usa o gelo quando há inflamação, é preciso ficar atento aos sinais dela que são: calor, dor, rubor, inchaço e diminuição da função. Em casos de lesões agudas (geralmente até 72h), como entorses de tornozelo, quanto mais rápido o uso do gelo melhor.

A função do gelo é fazer vasoconstrição nos tecidos danificados em excesso que estão inflamados. O tempo de aplicação deve ser no máximo de 15 a 20 minutos, com intervalos de 2h o máximo de vezes possível. É sempre importante a avaliação fisioterapêutica para avaliar extensão da lesão.

Já o calor gerado pela bolsa de água quente, ou pela toalha aquecida ajuda no relaxamento muscular, assim, utilizado em casos de tensões musculares.

Se você tem alguma contratura muscular crônica, isto é, quando você sempre sente algum músculo tenso, o calor vai aliviar a contração muscular excessiva apenas temporariamente. Neste caso, o tratamento é paliativo pois o real motivo dessa tensão deve ser diagnosticado e tratado por um Fisioterapeuta.

Com o calor, os vasos sanguíneos são dilatados, facilitando o fluxo de sangue no local. Isso contribui para um aumento do aporte de oxigênio aos tecidos da região, facilitando suas funções. Nesses casos, o calor também pode funcionar como um componente de analgesia (alívio de dores), ao reduzir a contratura muscular.

O uso do gelo e do calor são métodos caseiros de tratamento, mas nada substitui a avaliação clínica do profissional fisioterapeuta. Estamos a disposição para outras dúvidas e agendamentos.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Pilates na Gestação

Você sabia que o Pilates durante a gravidez é muito recomendado, sendo uma das atividades mais procuradas pelas gestantes? São muitos os...

 
 
 

Comments


bottom of page